Marketing Direto

(por Etier Lima e Kiprian Reinhardt)


1. Definição


Marketing direto é uma forma de marketing onde há uma interação direta com o cliente, visando uma resposta mensurável e imediata. Busca estabelecer uma relação personalizada com cliente. Com pesquisas a empresa pode classificar os clientes de acordo com as necessidades e características. Como por exemplo a faixa etária, aspectos geográficos, econômicos, sociais, hábitos de consumo. As empresas podem, dessa forma, estruturar um banco de dados próprio. Existem também empresas que trabalham apenas formando esses bancos de dados e fornecendo as pesquisas às empresas.

O marketing direto tem por objetivo atingir o público certo, na hora certa, com o produto certo. Criar uma relação one-to-one com clientes aumentado, assim, a fidelidade destes. É também um ótimo meio de as empresas estudarem seus pontos fortes e fracos e se posicionar no mercado. Também saber das necessidades dos clientes, para que possa melhorar seus produtos e serviços.    

Induzir clientes potenciais a experimentação dos produtos é outro objetivo do marketing direto. Podem ser oferecidas amostras grátis ou cupons de desconto para que os consumidores tenham contato com o produto e assim acabem se tornando clientes.



2. Estratégias


Um planejador de marketing direto deve conhecer bem os produtos que está oferecendo, bem como as ofertas. O conhecimento de como os concorrentes estão agindo no mercado, conhecer suas forças e fraquezas também é de fundamental importância. Dessa forma a publicidade poderá investir em pontos favoráveis do produto em relação aos concorrentes.

A verba destinada para a campanha também deve ser estudada para que não haja desperdício para a empresa e nem para o cliente.



3. Publicidade

A publicidade utiliza as pesquisas de marketing e os bancos de dados de clientes, para atingir o público certo, conquistar novos clientes e fidelizar os existentes. Os meios utilizados pela publicidade para atingir o público via marketing direto são geralmente a mala direta, mala-direta, tv interativa, direct mail, telemarketing, SMS / MMS e outras mídias.

3.1. Mala Direta

A Mala Direta é, geralmente, uma correspondência enviada ao cliente, com um conteúdo promocional, informativo, ou meramente uma cortesia. Possui um custo mais elevado que a publicidade pelos meios de massa, mas é muito usada por grandes empresas. As vantagens da mala-direta é atingir os clientes potenciais, exaltando a importância do cliente para a empresa. Com esse serviço o cliente se sente lembrado pela empresa, como se fizesse parte da mesma e aumenta a fidelização deste.

 

3.2. TV Interativa

 São programas de TV direcionados para públicos específicos. Geralmente voltada para vendas de produtos ou serviços. As chamadas devem incluir um número de telefone ou endereço para a interatividade do cliente com a empresa. Um exemplo muito conhecido é o Polishop.

 

3.3. Direct Mail

 São e-mails enviados em massa para clientes potenciais já pré estabelecidos em banco de dados, da empresa ou de uma empresa terceirizada. Uma das maiores vantagens desse meio é o custo baixo e a alta abrangência de um público em específico.

 

3.4. Telemarketing

 Telemarketing é um serviço de vendas pelo telefone. Operadores de telemarketing telefonam para números já pré-estabelecidos em um banco de dados e oferecem produtos, serviços ou promoções diretamente ao cliente. São geralmente promoções já estudadas para atender as necessidades dos clientes. Possui um custo um tanto elevado devido a estrutura que deve ser utilizada.

 

3.5. SMS/MMS

 Basicamente, são mensagens de texto/conteúdo multimídia via celular onde é demonstrada a importância do cliente para a marca ou empresa. Podem ser oferecidas promoções e serviços através da mensagem.

 

3.6. Outras Mídias

 Um exemplo atual de mídia utilizada pelo marketing direto é o Twitter, um micro blog onde pessoas de todo o mundo interagem de maneira rápida e até imediata. Através desse serviço as empresas estimulam os usuários a transmitir as campanhas, que muitas vezes é viral. É como uma campanha boca a boca pela internet, que traz proporções bem maiores.

 

 

4. Por que investir no marketing direto?

 Atualmente o marketing direto é utilizado em várias campanhas, por empresas grandes e respeitadas, para atingir públicos pré definidos. Geram resultados bastante favoráveis visto que atualmente a concorrência entre empresas é muito acirrada. Possuir clientes féis a marca, que geram um retorno rentável para a empresa tanto em dinheiro quanto em informações, deve ser visto como algo essencial para o crescimento das empresas no mercado.